O Google já deu o start para que as coisas na internet mudem: em breve, as URLs, como conhecemos, não existirão mais.

Para a empresa, a proliferação de golpes e fake news na web é preocupante, e as grandes e complexas URLs atuais colaboram com isso. A massificação da internet tornou as URLs casa vez mais complicadas, e a maioria dos usuários tem dificuldade de entende-las e identificar quais são confiáveis ou não.

É muito comum sites com endereços quase idênticos a fontes confiáveis terem o propósito de captar informações ou disseminar notícias falsas, por exemplo.

Por isso, o Google modificará totalmente a maneira como as URLs são usadas no seu navegador, o Google Chrome.

Mas essa medida não acontecerá logo de cara!

O projeto foi anunciado no final do ano passado e ainda está sendo desenvolvido. Por enquanto, o Google tem como objetivo apenas rastrear URLs que fujam do padrão e checá-las.

Os engenheiros da empresa ainda têm dúvidas a respeito do resultado final, mas o Google declarou que existem mudanças por vir.

E com as mudanças, vêm as perguntas:

Como os outros navegadores se portariam diante de um novo padrão de URL?

Quais são as chances dessa medida acabar confundindo ainda mais os usuários?

Como isso afeta a relevância de um site nas ferramentas de busca?

E é provável que elas só sejam respondidas quando o primeiro projeto para as novas URLs seja apresentado.

Mas o desafio está lançado: fazer com que o Chrome inicie uma grande mudança no mundo virtual sem perder pontos com seus usuários, que elogiam sempre a experiência que têm com o navegador.

Enquanto isso, sentamos e esperamos.

Posts relacionados

O brasileiro na internet

O brasileiro na internet

Comparado com o resto do mundo, o Brasil é um país altamente conectado: 67% da nossa população tem acesso à internet, já nos outros países esse número cai para 53%, segundo o relatório Brazil Digital Report. Passamos a maior parte do tempo nas redes sociais,...

ler mais
Coisa Mais Linda, uma série poderosa

Coisa Mais Linda, uma série poderosa

Título: Coisa Mais Linda Ano de produção: 2019 Distribuidora: Netflix Direção: Heather Roth e Giuliano Cedroni Quem indica: Carla Ramalho No final da década de 50, Maria Luiza, interpretada por Maria Casadevall, mora em São Paulo e é totalmente dependente dos homens...

ler mais
Share This