Por muito tempo acreditou-se que, no futuro, viveríamos nossa vida atrás de uma tela de computador, realizando compras, interações e qualquer outro tipo de procedimento pelo meio digital. Para acabar com este mito, os smartphones vieram com tudo, transformando o PC não em uma prisão, mas em uma extensão do ser humano.

Passamos a armazenar em um aparelho eletrônico nossas fotos, dados e interesses, e carrega-los conosco para todo lugar – para botar isso em prova, é só pensar em quantas pessoas você conhece que não têm um celular com internet. O número é muito baixo ou inexistente, certo?

Hoje, o mundo digital colidiu com o físico. Procuramos a praticidade das interações e procedimentos online, e a mobilidade que só a vida real nos oferece. O nome disso? Experiência phygital!

Num mundo phygital, as necessidades das pessoas são integradas ao mundo digital, otimizando a experiência de compra. A união dos termos, em inglês, physical e digital representa uma enorme inovação no relacionamento com o cliente. O foco é fazer com que sua marca faça parte do dia-a-dia das pessoas, principalmente, por meio de apps que promovam interação e engajamento, porque quando uma marca consegue gerar interação com seu público, é muito mais provável que ele se torne divulgador da mesma.

Além disso, é com base nesta interação que é possível perceber por qual tipo de conteúdo cada cliente se interessa, assim transformando seu relacionamento com a marca em algo cada vez mais pessoal. É muito mais efetivo tentar chamar a atenção do consumidor dando a ele indicações e promoções que realmente lhe interessam. A Adidas é um exemplo dessa estratégia, lembra da Telstar18, a bola da Copa do Mundo?

Mesmo que seja muito cedo para saber onde tudo isso vai dar, uma certeza é que o phygital é mais que uma tendência de mercado. O melhor é ficar de olho e acompanhar algumas marcas que já se aventuraram nesse meio, apontadas pelo consultor Julio Alonso.

Posts relacionados

Que tal anunciar sua marca no Instagram?

Uma das redes sociais mais populares dos últimos anos, o Instagram conta com mais de 800 milhões de usuários ativos por mês e 500 milhões de acessos por dia, com 80% dos usuários seguindo pelo menos uma marca na rede social. Muito antes de...

ler mais
Share This