Se você trabalha com o setor da propaganda, com certeza já ouviu o termo “sair da caixinha” muitas vezes, mas o que ele, de fato, significa?

Por ser uma expressão muito usada, o conceito de sair da caixinha ficou abstrato e acabou se tornando um fantasma que assombra os publicitários.

Fazer uma campanha fora da caixinha não é revolucionar o mundo da comunicação – mas se você conseguir, ótimo! – é simplesmente olhar a situação de outro ângulo.

Separamos 6 propagandas que saíram totalmente da caixinha para você se inspirar.

 

1. O Clichê – Heineken

Na época da final da UEFA Champions League, para se redimir com a propaganda machista no ano anterior, a Heineken pensou por outro lado: ela pode gostar tanto de futebol quanto você. 

 

Usando três casais, a marca presenteou os homens com uma festa Heineken para ver a final do campeonato e um Vale Spa para que eles pudessem “dispensar” suas parceiras no dia.

O que eles não sabiam é que esse Vale reservava uma surpresa muito maior.

2. Pôneis Malditos – Nissan Frontier

Em 2011, era difícil tirar a música dos Pôneis Malditos na cabeça. A Nissan decidiu usar uma linguagem “fofinha” para anunciar um carro potente e feito para aventuras.

As propagandas desse tipo de veículo normalmente apresentam apelos mais energéticos e viris, então o uso pôneis animados cantando pode não parecer uma boa ideia, mas não é que deu certo? A propaganda viralizou!

3. Chicken – Mercedes-Benz

Para defender a estabilidade dos seus carros com Intelligent Drive, a Mercedes-Benz usou um animal que não é muito associado a carros: a galinha.

A cabeça das galinhas sempre permanece estável, não importa o quanto você mexa seus corpos, e é isso que a propaganda mostra, comparando com uma Mercedes.

 

A concorrente Jaguar não perdeu a oportunidade e respondeu com outra propaganda afiadíssima, que termina com “Controle corporal mágico? Preferimos reflexos de gato”.

 

Com direito a tréplica, a Mercedes mostra os verdadeiros reflexos de um gato – e ainda aproveita para mostrar o quão aerodinâmicos são os carros da marca!

4. Dois Vistos – Volkswagen

Mais uma vez, as propagandas de carros se superaram. Com um vídeo simples, a Volkswagen mostra o cuidado que tem na produção de seus veículos.

5. O Cartaz HIV Positivo – ONG Grupo de Incentivo à Vida

Como uma maneira de combater o preconceito com os portadores do vírus HIV, a ONG Grupo de Incentivo à Vida colocou nas ruas cartazes com uma gota de sangue soropositivo e gravou as reações que ele provocava.

O vídeo emocionante mostra que os cartazes, assim como as pessoas portadoras, não têm nada de diferente de uma maneira criativa.

6. Seu escritório fora do escritório – Starbucks

O Starbucks sempre se posicionou como uma marca que vai além do consumo de café e se importa com a experiência do consumidor dentro da loja.

Para incentivar os consumidores a usarem seu espaço para trabalhar, a marca lançou a campanha “Seu escritório fora do seu escritório”.

A ideia era montar ilustrações nas ferramentas mais usadas pela maioria dos profissionais: Word, Excel e Power Point. Todas mostram um copo Starbucks e o slogan da campanha.

Posts relacionados

Coisa Mais Linda, uma série poderosa

Título: Coisa Mais Linda Ano de produção: 2019 Distribuidora: Netflix Direção: Heather Roth e Giuliano Cedroni Quem indica: Carla Ramalho No final da década de 50, Maria Luiza, interpretada por Maria Casadevall, mora em São Paulo e é totalmente dependente dos homens...

ler mais

Conheça o Google das cores: Picular

Quem trabalha com design e ilustração sabe que de vez em quando é difícil decidir sobre quais cores usar em um job ou o que buscar exatamente ao procurar por referências. Liberdade para criar uma peça com as cores e o texto que você quiser é muito bom, mas pode causar...

ler mais
Share This